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Como funciona a marcação do ponto eletrônico no celular

Publicado em 25 de maio de 2022


Existem várias maneiras para o setor de RH fazer a gestão do controle da jornada de trabalho em uma empresa. Uma das formas mais eficientes é o ponto eletrônico no celular, por meio de aplicativos mobile. Com ela, cada funcionário poderá utilizar seu próprio smartphone ou tablet, evitando custos desnecessários e possibilitado que haja um detalhamento mais eficaz dos relatórios. 

Em outro post, já abordamos sobre as vantagens de realizar a gestão do ponto eletrônico dos colaboradores, independentemente da localização. A ferramenta é vantajosa para todos os segmentos da companhia.

A portaria 671 implantada pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) em 08 de novembro de 2021, altera algumas normas sobre o controle do ponto eletrônico. 

A atualização desse documento estabelece três registradores que controlam a jornada de trabalho, sendo eles: o REP-C (Registrador Eletrônico de Ponto Convencional), o REP-A (Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo) e o REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa).

O controle de ponto eletrônico no celular faz parte do REP-A, que diz respeito ao conjunto de equipamentos e softwares utilizados para o registro das jornadas de trabalho, autorizados por convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre o funcionamento do ponto eletrônico no celular, e porque ele deve ser implantado em sua empresa.

Reconhecimento por biometria

O ponto eletrônico no celular tem um sistema extremamente seguro. Disponibilizado por meio de reconhecimento facial, ele é 100% antifraude, e não permite que um funcionário realize a marcação de ponto de outro colaborador.

Os registros eletrônicos são armazenados todos online, e o gestor do RH tem acesso aos relatórios por meio de um software ou de aplicativos que controlam a jornada de trabalho. Pela sua segurança, ele também é aceito em processos judiciais por horas extras.

Acesso remoto

Uma das grandes vantagens do ponto eletrônico no celular é a sua praticidade, pois ele permite que as marcações sejam feitas de qualquer lugar, e de forma online ou offline, facilitando o controle da jornada de trabalho dos colaboradores. Com o acesso remoto, os gestores de RH podem fazer o acompanhamento em tempo real.

A marcação remota permite saber o saldo do banco de horas dos funcionários e quais os setores da empresa estão com maior ou menor demanda de trabalho, tornando a gestão muito mais assertiva.

Geolocalização

Como citado anteriormente, a praticidade é o grande trunfo de se utilizar o ponto eletrônico no celular. Atrelado a isto, está o fato de os gestores verem a localização exata do colaborador no momento da marcação.

O controle feito via GPS não deixa nenhuma dúvida no empregador de que o funcionário estava realmente trabalhando no horário marcado. É possível até mesmo extrair relatórios que mostram o endereço de cada registro.

Comprovantes

O ponto eletrônico no celular também possibilita o envio de comprovantes e lembretes em horários previamente definidos, para que o funcionário faça a marcação de suas entradas e saídas do trabalho, minimizando correções futuras. 

O funcionário também recebe, por e-mail, um comprovante de cada uma das suas marcações de ponto, com seu nome, dia e horário das jornadas de trabalho. O documento online tem o mesmo valor dos comprovantes impressos.

Menos gastos

Por fim, e não menos importante, além de otimizar tempo, o ponto eletrônico no celular reduz gastos desnecessários das empresas, como por exemplo, a marcação feita manualmente, que pode trazer até mesmo complicações para as companhias, devido à sua fragilidade no sistema de controle.

Para todas as empresas, sejam aquelas pequenas, com até 20 funcionários, ou até mesmo as maiores, com mais colaboradores, fazer a gestão mobile é a melhor solução para garantir a efetividade nas rotinas de trabalho. 

Vale ressaltar, que a Lei 13.874 pondera que a marcação do ponto feita de forma online é legal, e cita que empresas com mais de 20 funcionários devem fazer o controle de ponto, independentemente da forma, seja ela manual, mecânica ou eletrônica.

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