•    Bem Vindo a DIXI - Relógio Ponto

    •   
    • 0800 761 6124

    •   
    • atendimento@dixiponto.com.br

Como Justificar Horas Extras com o Ponto Online

Publicado em 24 de fevereiro de 2022


Sua empresa possui colaboradores que fazem uso do celular corporativo, mas não sabe fazer o controle de jornada de maneira correta e válida? Neste texto, vamos te explicar tudo sobre o controle de jornada e te ajudar a evitar os passivos trabalhistas.

Veja também: Quem trabalha em home office tem direito a horas extras?

Apesar de ainda não existir nenhuma regulamentação sobre o home office no Brasil, sabemos que a lei que delibera sobre o teletrabalho não obriga o empregador a controlar a jornada de trabalho do funcionário sob esse regime. Mas e se o empregador optar por fazer esse controle através dos horários registrados no celular corporativo, seria válido?

O Tribunal Superior do Trabalho analisa cada caso de acordo com as suas especificidades. Contudo, a sua empresa não deve correr esse risco, uma vez que o Tribunal Superior do Trabalho reconhece a reivindicação de horas extras daquele funcionário que tem o controle de jornada realizado através do celular corporativo.

Recentemente, um colaborador externo de uma empresa de São Paulo entrou na justiça reivindicando o pagamento de horas extras. De acordo com o trabalhador, sua jornada de trabalho se dava das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira, com apenas meia hora de intervalo. O seu registro de ponto era feito através do celular corporativo, que registrava o horário de todas as visitas que o funcionário realizava aos clientes.

Já a empresa, argumentou que não realizava nenhum controle da jornada do funcionário externo, por isso, não havia como comprovar que ele de fato tinha cumprido as horas extras reivindicadas. Porém, mesmo com a defesa da empresa empregadora, o colaborador ganhou a causa. Esse fato chamou a atenção por demonstrar o quanto é importante um controle de ponto seguro e eficiente!

Veja também: Controle de Ponto Online: Como funciona?

Como fazer um controle de jornada eficiente?

Atualmente inúmeras empresas estão aderindo ao regime de home office ou teletrabalho. Nesse contexto, todos os gestores vêm se perguntando a mesma coisa. Como fazer um controle de jornada eficiente, mesmo fora da sede principal da empresa?

O relógio de ponto evoluiu muito com o passar dos anos, hoje em dia os funcionários não precisam mais estar no ambiente presencial para conseguirem fazer seus registros de ponto de forma segura e eficaz. Todo o processo pode ser feito de casa mesmo, inclusive pode ser realizado através do celular corporativo, o colaborador precisa apenas possuir internet e instalar o aplicativo Dixi Mobile!

Veja também: Como fazer o controle de horas online?

Agora sim. O Dixi Mobile é regulamentado e autorizado através da portaria nº 373 de 2011, que regulariza os sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho. Ou seja, sua empresa terá a certeza de estar adquirindo um sistema homologado e seguro perante possíveis impasses trabalhistas.

Outra vantagem do Dixi Mobile é a facilidade e rapidez que ele oferece, experimente registrar o ponto com apenas alguns cliques! Além disso, o RH pode acompanhar todos os registros e relatórios instantaneamente através do sistema da Dixi Ponto.

Viu como pode ser fácil fazer o controle de jornada de trabalhadores externos ou em regime de home office? Esqueça os controles informais através do celular corporativo e invista em sistemas que ofereçam a segurança e a eficiência que a sua empresa precisa!

A Dixi é especialista em controle e gestão de ponto e possui diversas soluções eficientes e seguras. Fale com nossos especialistas e contrate agora o registro de ponto que vai revolucionar a sua empresa!

Share the post “Controle de jornada por celular corporativo justifica pagamento de horas extras”