•    Bem Vindo a DIXI - Relógio Ponto

    •   
    • 0800 942 2288

    •   
    • atendimento@dixiponto.com.br

Confira 5 Motivos para Adquirir um Relógio de Ponto

Publicado em 09 de novembro de 2021


O relógio de ponto é a tecnologia que mais está presente na rotina das empresas. A função dos aparelhos é registrar e controlar o horário de entrada e saída dos colaboradores, fazendo com que facilite a otimização dos processos internos do RH. 

Os aparelhos são capazes de reconhecer as características únicas de cada colaborador, armazenando o registro de ponto com datas e horários exatos. Com eles, os colaboradores não precisam se preocupar com a memorização de senhas ou ficar anotando suas jornadas de trabalho em planilhas. 

Após a instalação do software, o departamento de recursos humanos, fica em função de monitorar a jornada de trabalho dos colaboradores e quando necessário, tratar exceções de forma mais assertiva. 

Diante disso, no texto de hoje, vamos te apresentar 5 bons motivos para adquirir um relógio de ponto na sua empresa. Confira! 

Veja mais: É Possível Economizar na Compra de um Relógio de Ponto?

Empresas que ainda preferem modos tradicionais de registro de ponto, como o preenchimento manual em livros ou planilhas estão sujeitas às fraudes e até mesmo a falsificação da jornada de trabalho. 

A utilização de um relógio de ponto é vantajoso tanto para os colaboradores, quanto para os empresários, pois é ele que garante com que os horários sejam registrados conforme determina as legislações de controle de ponto. 

Para os empresários, essa tecnologia garante que até mesmo uma jornada de trabalho flexível seja respeitada. Além disso, há a certeza que os colaboradores estão recebendo de forma justa em relação ao tempo trabalhado. 

A principal tarefa usada dentro do setor de RH, junto ao relógio de ponto, é a análise e o fechamento da folha de pagamento. No final do mês, é necessário saber quantas horas cada colaborador trabalhou, para ter a assertividade do salário e seus benefícios. 

Além disso, o relógio de ponto também ajuda em várias outras obrigações. No momento de verificar o adicional de férias, por exemplo, é preciso calcular quanto cada colaborador tem direito, baseando-se nos vencimentos médios mensal. 

O relógio de ponto também garantirá que o RH possa assumir uma posição ainda mais estratégica, tornando os processos mais simplificados e a gestão de pessoas mais eficiente, pois dependendo do tamanho da empresa não será necessário uma equipe enorme de RH, o que garante maior produtividade. 

Mesmo em uma empresa pequena, o relógio de ponto faz a diferença em diversos momentos do dia a dia. Além do controle de dados ser maior, as chances de ocorrer falhas na marcação do registro de ponto são automaticamente reduzidas. 

Com o apoio dos vários sistemas de relógio de ponto, os dados são completamente confiáveis. Ou seja, é possível ter a certeza que a empresa deve pagar os valores que estão calculados e registrados no relógio de ponto. 

Para os colaboradores, o uso do relógio de ponto significa ter o pleno controle sobre as horas trabalhadas. Fora que é possível conferir se o valor do salário está coerente com as horas trabalhadas e também especificar os motivos, caso haja algum equívoco.  

Com o controle de ponto, também é possível acompanhar outros fatores, como o tempo de descanso entre as jornadas, a marcação de ponto na hora do almoço, banco de horas e limite de horas extras. 

Veja mais: Tudo que Você Precisa Saber Sobre Relógio de Ponto
Esses são apenas alguns dos vários motivos para você adquirir um relógio de ponto na sua empresa. Entre em contato conosco e saiba quais são as melhores soluções para a realidade dos seus negócios.