•    Bem Vindo a DIXI - Relógio Ponto

    •   
    • 0800 942 2288

    •   
    • atendimento@dixiponto.com.br

Gestão de RH On-line

Publicado em 03 de junho de 2020


A necessidade de isolamento social causada pela pandemia de Covid-19, mexeu tanto nas relações de trabalho que foi necessário, mais uma vez, que o RH tivesse que se reinventar. E muito rápido!

Foram inúmeras Medidas Provisórias, que estipulavam regras que iam desde a concessão de banco de horas para ser compensado no futuro, até a suspensão temporária de contratos de trabalho, para dar folego às empresas. A liberação de colaboradores para o trabalho em home office, sem que nunca se tivesse feito um planejamento para isso. Enfim, o RH teve que se adaptar muito rápido a esse novo modelo de atuação, a gestão on-line.

Para o RH, nesse momento, é importante além de alcançar um exemplo de gestão que auxilie a empresa a encontrar estabilidade financeira, fazer com que os colaboradores se sintam seguros, confortáveis e que sejam produtivos fora do ambiente da empresa.

Nesse momento é necessário que o RH esteja alinhado e interagindo com o departamento financeiro, focado na manutenção da cultura organizacional e com domínio das ferramentas de controle e gestão de ponto. Para ajudá-lo nesse momento de transição para o “novo normal”, separamos algumas dicas.

Cultura Organizacional.

É possível, mesmo em tempos de distanciamento social, manter vivas as crenças, os valores e os objetivos da empresa, para isso é importante que o RH se mostre presente e atuante. Algumas formas de fazer isso são:

• Buscar saber como os seus colaboradores estão se sentindo, para entender quais são as dúvidas, os anseios e as necessidades dessas pessoas. Pergunte a eles coisas como: Quais os principais desafios do trabalho em casa? Como a empresa pode ajudar a melhorar o ambiente dele para o home office? A comunicação com o gestor e o restante da equipe como está?
Com essas respostas, é possível montar uma boa estratégia de RH.

• Tente mesmo a distância unir os funcionários, através de videoconferências é possível fazer ações de engajamento, como por exemplo, comemorações de aniversário, para que os colaboradores sintam que mesmo em casa, ainda existe uma corporação.

• Um funcionário com medo ou preocupado com o futuro, não produz. Então é preciso ser transparente em relação aos rumos da empresa, resultados e os planos para o futuro.

• Se a opção for por afastamento temporário ou redução na jornada e salário, conforme a MP 936, explique como vai funcionar, fale sobre o prazo de início e término, porque a empresa tomou essa decisão, não deixe o funcionário em dúvida. E mesmo durante o afastamento, o funcionário ainda faz parte da equipe, então acompanhe essa pessoa com frequência e use a mesma transparência sobre as ações, que você irá usar com o funcionário que está trabalhando.

Controle e Gestão de Jornada.

Mesmo a distância, é possível controlar a jornada de trabalho de seus colaboradores e fazer a gestão do ponto, para manter a folha de pagamento em dia, algo que é muito importante para não gerar dúvidas nos funcionários e consequentemente falta de motivação.

Para o controle de ponto, existem hoje aplicativos de celular capazes de registrar o ponto através da fotografia e usando geolocalização e georreferenciamento, como é o caso do Dixi Mobile.

Para fazer a gestão da jornada o indicado são os softwares de gestão 100% em nuvem, com eles você consegue ter acesso aos relatórios, cálculos e registros de ponto mesmo a distância.

Gostou das nossas dicas? É possível criar uma gestão de RH online eficiente e eficaz, basta ter as ferramentas corretas e não perder o foco dos valores da empresa.