•    Bem Vindo a DIXI - Relógio Ponto

    •   
    • 0800 942 2288

    •   
    • atendimento@dixiponto.com.br

O que é RH 4.0?

Publicado em 14 de novembro de 2019


Sua empresa está preparada para o RH 4.0? Essa pergunta pode ser assustadora, se você não está ciente dos termos “modernos”. Mas eu garanto que após ler esse texto, você irá perceber que se sua empresa ainda não está preparada, com certeza ela está no caminho.

É impossível falarmos de RH 4.0, sem explicarmos o que é a Indústria 4.0.

O termo Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, é um conceito criado pelo fundador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab e foi apresentado pela primeira vez em 2011, e segundo ele, a industrialização atingiu a sua quarta fase.
A primeira revolução industrial, surgiu na Inglaterra, no final do século XVIII, e foi responsável por acelerar e baratear o custo da produção. A segunda grande revolução industrial, surgiu na metade século XIX e foi marcada por avanços dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e aço e pela expansão para outros países.
Já a terceira revolução industrial, é algo que muitos de nós pudemos acompanhar, foi a revolução da informação. Na segunda metade do século XX, surgiram os primeiros computadores, responsáveis por acelerar todo o processo científico, e trazer avanços para todas as áreas do conhecimento.
A quarta revolução industrial é a continuação desse processo, porque além de ser caracterizada por novas tecnologias, é responsável por fundir as tecnologias existentes e tornar mais simples os processos. Diminuindo prazos e aumentando lucros.

Qual o impacto da Indústria 4.0 no RH?

Eu acredito que você já tenha percebido o quanto os avanços tecnológicos geram impacto no seu dia a dia. Quer exemplos? Chamar um carro de aluguel e pagar o motorista pelo celular ou pedir comida, a geladeira que se conecta à internet ou o carro sem motorista. Tudo isso faz parte da revolução tecnológica e já é real.
No RH não é diferente. Os dias de trabalho árduo para terminar o fechamento da folha ponto, foram substituídos por minutos, após a automatização dos processos, causado pela evolução da tecnologia que proporcionou a criação de relógios de ponto eletrônicos e softwares para o tratamento da folha.
Essa revolução atingiu até mesmo o Estado, que possibilita que todos os dados do funcionário e trâmites do RH, sejam feitos de forma online.

E quais são as vantagens da aplicação do RH 4.0?

Com a diminuição da burocracia e do trabalho manual por conta dos softwares de gestão, a equipe do RH pode se dedicar de forma qualitativa a outros segmentos essenciais para a empresa, como por exemplo, recrutamento e seleção de pessoal qualificado, melhorias internas no sistema organizacional e retenção de talentos. Itens determinantes para impulsionar o desenvolvimento da empresa e obter sucesso.
Viu só, o RH 4.0 não está tão distantes da sua empresa, a maioria dos processos, com certeza, já são automatizados e a sua empresa já começou a sua própria revolução.

Gostou do texto? Então compartilha ele nas suas redes sociais ou deixe uma sugestão nos comentários. Se a sua empresa está em busca de soluções para automatizar a gestão de RH, visite nosso site: www.dixisa.com.br