•    Bem Vindo a DIXI - Relógio Ponto

    •   
    • 0800 942 2288

    •   
    • atendimento@dixiponto.com.br

Relógio de ponto biométrico é ultrapassado?

Publicado em 22 de setembro de 2021


O relógio de ponto biométrico tem dado espaço a novas tecnologias e inovações, mas será que podemos considerar o fim do queridinho tradicional? 

Podemos adiantar que fim é uma palavra forte, até porque em meados de 2011, o uso de sistemas alternativos para o controle de ponto foi regulamentado pela Portaria 373 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Desde então, os relógios de pontos biométricos ficaram conhecidos como as melhores e mais seguras soluções de controle de jornada para empresas e colaboradores. 

Mas não podemos negar que a evolução tecnológica é constante e com o passar dos anos, os relógios de pontos foram se adaptando às diferentes realidades e se tornando cada vez mais modernos, como o caso do relógio de ponto facial, por exemplo. 

Hoje, o relógio de ponto biométrico é encontrado em todo e qualquer tipo de empresa, mesmo não sendo uma alternativa tão moderna, muitas organizações não abrem mão do aparelho. 

Veja mais: 5 Vantagens do Relógio de Ponto Biométrico

Vantagens do relógio de ponto biométrico 

O relógio de ponto biométrico garante maior prevenção de fraudes e assertividade no controle de horas dos colaboradores. Sem a necessidade de usar cartões, os funcionários também evitam a perda dos mesmos, isso faz com que as empresas tenham redução de custos com a compra de cartões magnéticos. 

Desvantagens 

Assim como qualquer produto, o relógio de ponto biométrico também tem suas desvantagens. Uma delas é o gasto com bobinas de impressão e a manutenção com valor alto, caso o aparelho apresente problema ou falha. 

Por exigir tecnologia de reconhecimento, a manutenção acaba ficando mais cara, pois na maioria das vezes, as lojas precisam verificar a reposição das peças que são utilizadas no produto.

Além disso, com a chegada da pandemia, muitas empresas seguiram na modalidade de home office. Isso faz com que não haja a necessidade de relógios de ponto físicos, ainda mais com o surgimento do ponto online. 

Diferenças entre o ponto biométrico e online

O relógio de ponto biométrico garante mais segurança e evita fraudes, como foi citado no início do texto. Muitas empresas acabam adquirindo o aparelho por sua comodidade e praticidade que ele oferece na rotina do setor de recursos humanos. 

O ponto online, por sua vez, traz a solução para o isolamento social. Com uma tecnologia que permite o controle de horas através do celular, o ponto online revolucionou o mercado de relógios de ponto físico, justamente por sua autonomia e otimização dos processos. 

A escolha entre os relógios de ponto biométrico e online, depende de diversos fatores em relação à realidade de cada empresa. Como o número de colaboradores, tamanho da equipe de recursos humanos, objetivo empresarial e a modalidade em que a empresa atua (home office, presencial ou híbrido). 

Veja mais: Controle de Ponto online: como funciona?

Ainda está em dúvida sobre qual aparelho escolher para a sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe ou acesse o site para saber mais. Encontre a solução ideal para os seus negócios.