•    Bem Vindo a DIXI - Relógio Ponto

    •   
    • 0800 942 2288

    •   
    • atendimento@dixiponto.com.br

Tudo o que você precisa saber sobre um bom controle de ponto

Publicado em 22 de outubro de 2021


O controle de ponto é responsável por registrar a jornada de trabalho dos colaboradores, e extrair informações como quantidade de horas extras, atrasos, faltas, e outros dados que podem interferir na folha de pagamento. 

Mas, não podemos negar que um bom controle de ponto oferece muitos benefícios para as empresas que vão além de seguir uma determinação legal e otimizar as tarefas burocráticas dentro de uma organização. 

Com o passar dos anos, novos sistemas muito mais modernos surgiram, e não só facilitaram todas essas funções do setor de recursos humanos, como também contribuíram para uma maior produtividade, economia, e melhor gerenciamento de toda a estruturação dos negócios. 

Veja mais: Relógio de ponto biométrico é ultrapassado?

Quais são os tipos de controle de ponto

No geral, existem 4 tipos de controle de ponto disponíveis no mercado: manual, mecânico, eletrônico, alternativo ou online. 

Manual: os horários são registrados manualmente em um livro de ponto;

Mecânico: funciona por meio de um relógio de ponto, onde os colaboradores recebem um cartão com suas informações que, ao ser inserido no aparelho, irá carimbar seus horários;

Eletrônico: proporciona duas modalidades de registro de ponto: por meio da biometria e por um crachá com identificação magnética;

Alternativo ou online: os horários podem ser registrados por meio de diversos aparelhos como celulares, computadores e tablets, usando senha ou reconhecimento facial. Prático e eficiente!

Veja mais: Dicas Para Otimizar o Controle de Entrada e Saída

Qual é a importância do controle de ponto?

Sem um sistema de controle de ponto, as empresas ficam impossibilitadas de acompanhar a jornada dos colaboradores, o que dificulta as informações para o fechamento de folha de pagamento no final do mês.

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior do Trabalho, em 2018, foram registrados 32.476 processos referentes a horas extras. Ter um bom controle das horas extras que os colaboradores realizam, evita que a empresa possa receber processos trabalhistas.

Além disso, o controle de ponto reduz os erros na folha de pagamento e os registros impedem pagamentos indevidos ou prejuízos desnecessários. A empresa também fica com os registros da frequência do colaborador, podendo usar como prova, caso venha a sofrer alguma acusação trabalhista futuramente.

Benefícios 

Os benefícios do controle de ponto são um dos principais diferenciais das empresas e é algo que muitos colaboradores consideram fundamental em uma oferta de emprego. Ter um controle de ponto que siga todas as diretrizes do Ministério do Trabalho apenas facilita a gestão da sua organização, mantendo a imagem da sua empresa segura de processos trabalhistas. 
Ficou interessado? Acesse nosso site e confira os modelos disponíveis para um bom controle de ponto na sua empresa.