•    Bem Vindo a DIXI - Relógio Ponto

    •   
    • 0800 761 6124

    •   
    • atendimento@dixiponto.com.br

Tudo que você precisa saber sobre recrutamento online

Publicado em 22 de junho de 2022


A tecnologia tem mudado a forma com que as pessoas têm realizado suas atividades. Otimizar tempo e reduzir custos nunca teve um papel tão importante quanto nos últimos anos. Isso também se faz presente nos processos seletivos realizados, pois algumas empresas já adotaram o recrutamento online.

Essa forma de recrutar candidatos para as vagas de emprego também ganhou espaço devido a pandemia de Covid-19, pela sua segurança e agilidade, e também por não expor os candidatos e recrutadores ao vírus.

Estar aberto às novas possibilidades é fundamental para o RH exercer um papel de liderança e garantir que os processos seletivos sejam conduzidos da melhor maneira, sem prejudicar a credibilidade da empresa. Por isso, no artigo de hoje, iremos contar tudo que você precisa saber sobre como funciona o recrutamento online e como aplicá-lo em sua companhia.

Leia também: https://www.dixiponto.com.br/noticias/o-que-e-rh-4-0/

O que é recrutamento online?

O recrutamento online é um método de seleção de candidatos em que grande parte das dinâmicas é realizada pela internet. Tanto o anúncio da vaga, quanto a comunicação, as provas e entrevistas iniciais são realizadas à distância, sem o contato direto com o aspirante ao cargo. Conversas cara a cara são realizadas apenas no último estágio

Empresas que desejem utilizar este método precisam mudar uma série de processos e ferramentas, para garantir a idoneidade e minimizar possíveis efeitos negativos. 

Por isso, é fundamental que os membros do RH estejam qualificados e saibam manusear as plataformas selecionadas para condução dos processos seletivos.

Leia também: https://www.dixiponto.com.br/noticias/lgpd-um-guia-completo-para-o-rh/ 

Como realizar um recrutamento online

Como já citado anteriormente, o recrutamento online garante agilidade e otimiza as funções do RH nas etapas do processo seletivo. Quanto melhor for a divulgação da vaga, maiores serão as chances de atingir perfis condizentes com a vaga, por isso, essa possibilidade da segmentação do público-alvo é extremamente benéfica.

Esse método tem sido bastante determinante na hora da seleção dos candidatos, pois ele torna possível a realização de testes de personalidade, entrevistas a distância (via Google Meet ou Skype), provas de raciocínio lógico, testes comportamentais… as possibilidades são inúmeras. Cabe ao RH encontrar qual é a melhor solução para cada situação.

Leia também: https://www.dixiponto.com.br/noticias/assedio-no-trabalho-saiba-como-o-rh-pode-combater-essa-situacao/ 

Vantagens 

O recrutamento online traz uma série de vantagens ao RH. As plataformas mobile permitem que os gestores de RH forneçam documentos sobre como se portar em uma entrevista, conselhos sobre linguagem corporal e outros mais.

O departamento também consegue administrar melhor as vagas no ambiente virtual, podendo excluí-las ou modificá-las instantaneamente. Tudo isso com apenas um clique.

Outra possibilidade que o processo seletivo online permite é o famoso networking entre os gestores, que podem se conectar e trocar informações em diferentes regiões, o que pode ajudar um candidato de uma determinada cidade ser alocado em outra, caso tenha as aptidões necessárias. 

Outra vantagem desta forma de recrutamento diz respeito ao gerenciamento de dados. Por estarem armazenados virtualmente, é muito mais fácil para o candidato atualizar alguma informação, diferentemente dos currículos impressos.

Além dessas vantagens, podemos citar outras como: 

Desvantagens

Assim como em toda situação da vida, o recrutamento online tem algumas desvantagens. A principal delas é a falta do contato direto com o candidato, dificultando que o recrutador identifique alguma característica que seja relevante.

Outra desvantagem diz respeito às etapas do processo seletivo, que podem acabar sendo mais extensas que o habitual, prejudicando o trabalho do departamento de RH. Por isso, é fundamental que os gestores determinem critérios para selecionar os candidatos que julgam aptos a preencher a vaga. 

Leia também: https://www.dixiponto.com.br/noticias/gestao-de-rh-on-line/

Como administrar um recrutamento online?

Bom, agora que já explicamos sobre o que é o recrutamento online e as vantagens e desvantagens da sua utilização, iremos abordar um pouco sobre como administrar o processo da melhor maneira. 

Para que tudo saia como planejado, três itens são indispensáveis no planejamento: saber se comunicar, acompanhamento contínuo e um bom software de gestão.

A comunicação é necessária para que o candidato receba os feedbacks e fique por dentro do andamento do processo seletivo. O acompanhamento é importante para a avaliação dos perfis aptos a seguir no recrutamento. Por fim, o software é fundamental para centralizar as vagas em um único lugar.

Conclusão

Podemos concluir que o recrutamento online, assim como o trabalho híbrido, é uma ferramenta que veio para ficar. Ele é uma ótima alternativa para o RH otimizar os processos, além de garantir mais sustentabilidade, agilidade e redução de custos.

Porém, como cada empresa tem suas particularidades, é necessário que os gestores avaliem as situações e verifiquem se o processo seletivo online pode ou não ser aplicado.

Além disso, é de extrema importância que haja um planejamento bem estruturado e um software de gestão online, que garanta a segurança e isonomia durante as seletivas.
A DIXI é especialista em soluções de controle e gerenciamento. Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito!