Publicado em 04 de novembro de 2019
Vai chegando o período de fechamento do cartão ponto manual e o responsável pelo RH começa a respirar fundo. Independente se a empresa tem 10 ou 100 funcionários, calcular uma folha de ponto manual exige sempre muito tempo, cautela e atenção.
Se a sua empresa por medidas de precaução ou até mesmo para um controle mais efetivo da jornada de trabalho dos colaboradores, decidiu implantar um controle manual, nós vamos te ensinar o jeito mais usado para o cálculo do cartão ponto manual e o jeito mais fácil e eficaz.
FORMA MAIS USADA
O controle de ponto manual pode ser feito em um livro adquirido em papelarias, por uma folha impressa na própria empresa ou com um cartão ponto de cartolina preenchido a mão. O importante é que conste:
Data;
Hora de entrada;
Hora de saída;
Saldo de horas.
Se a sua empresa fizer o controle do horário de entrada e saída do almoço, é só repetir os campos de “entrada e saída”.
Para fazer o cálculo e chegar ao saldo de horas, em primeiro lugar encontre as faltas que foram justificadas, estas faltas não podem ser descontadas do funcionário. Em seguida divida os registros em dois períodos, manhã e tarde, e diminua a hora de entrada e saída. Veja o exemplo:
Manhã: 12:00 – 08:00 = 04:00
Tarde: 13:00 – 18:20 = 05:20
Depois é só somar os dois períodos e você irá chegar ao saldo de horas diário. Se a sua empresa tiver tolerância de alguns minutos, não esqueça de descontar esse tempo.
Para saber se a jornada de trabalho semanal (que geralmente é de 44 horas), foi cumprida, basta somar todos os saldos dos dias da semana.
Com essa soma, é possível saber se foram feitas horas a mais ou a menos, com o resultado é só lançar na folha de pagamento como desconto, hora extra ou banco de horas. Vai depender da política da sua empresa.
FORMA MAIS EFICAZ
Existe uma forma muito mais rápida e prática para fechar a folha de ponto manual. É possível adquirir um software de tratamento de ponto.
No software são feitos os cadastros de todos os horários, escalas, minutos de tolerância, carga horária semanal e outras particularidades. No final do mês, basta apenas lançar os registros do cartão ponto e o sistema já faz o cálculo das horas trabalhadas, faltas, atrasos e horas extras.
Dessa forma, a chance de erros é reduzida, o tempo empregado é bem menor e o responsável pelo RH pode respirar aliviado no período de fechamento da folha.
A Dixi tem a solução perfeita para agilizar os processos do Departamento Pessoal da sua empresa. Entre em contato e saiba mais!
atendimento@dixisa.com.br
0800 761 6124
41 3014-2288