Publicado em 31 de agosto de 2022
Muito tem se falado nos últimos tempos, sobre a importância de ter um bom ambiente empresarial, que garanta o bem-estar e o pleno desenvolvimento dos colaboradores, para que eles desempenhem suas funções da melhor maneira possível. Entre as práticas adotadas pelo setor de RH está o feedback.
Muito provavelmente você já se deparou com esta palavra em algum momento da sua vida, principalmente no ambiente corporativo.
Porém, embora ela faça parte da realidade do departamento de Recursos Humanos, um em cada cinco colaboradores não recebe uma resposta sobre como está o seu trabalho, segundo uma pesquisa efetuada pela FIA Employee Experience (FEEx).
Esses dados não deixam de ser preocupantes, e dão uma percepção bem grande sobre o assunto, que se usado corretamente, pode ser uma ferramenta extremamente benéfica para as empresas.
Por isso, no artigo de hoje, iremos te falar tudo sobre o que é um feedback, qual a sua importância e como você pode aplicá-lo em sua empresa. Continue a leitura!
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Antes de começarmos, vale a explicação sobre o que realmente significa feedback. O termo vem do inglês e pode ser definido como “retroalimentação”. Ou seja, ele é o retorno sobre alguma informação ou processo passado.
Esta resposta pode ser tanto positiva quanto negativamente, sendo bastante utilizada na área científica, e mais ainda, no setor empresarial.
A troca de ideias passou a servir como parâmetro de avaliação em possíveis falhas existentes em processos passados, de forma a corrigi-las, e evitar que elas aconteçam futuramente.
No setor empresarial, o feedback é essencial para que o gestor de RH garanta um clima agradável na empresa. Tem uma velha máxima que diz: “quem não é visto, não é lembrado”. Ela se encaixa perfeitamente na realidade corporativa, afinal, todo mundo gosta de ser ouvido, não concorda?
Quando o profissional de RH permite que os colaboradores falem sobre suas expectativas e avaliações das atividades desempenhadas, será possível fazer possíveis ajustes, que serão fundamentais para uma estratégia de evolução e inovação na organização, que poderá aprimorar seus processos de forma contínua.
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Como dissemos no tópico anterior, o feedback ajuda a melhorar processos e corrigir possíveis falhas ocorridas na empresa. Essa deve sempre ser a principal premissa, por isso, não pode se limitar apenas a respostas positivas e negativas.
Fazer ou receber um feedback nem sempre é uma tarefa simples. Muitas pessoas podem se sentir ofendidas, ou então, entender como sendo uma “crítica construtiva” o que está errado, pois são coisas diferentes.
Uma “retroalimentação” feita da maneira correta serve tanto para pontuar algum problema quanto para apresentar uma solução. Isso é essencial para que a comunicação interna da empresa aconteça, e deixe favorável o ambiente para os colaboradores, que conseguirão aumentar a sua produtividade, autoestima e motivação.
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Agora que você já sabe o que é o feedback e para que ele serve, chegou a hora de saber realmente qual é a sua importância. Ela vai muito além de apenas corrigir processos estruturais.
A “retroalimentação” é considerada como sendo o ponto chave na gestão de pessoas. Ela é um importante canal de comunicação interna, que pode garantir que as mensagens sejam enviadas de forma simples e direta.
Isso tudo é importante para que as tomadas de decisão sejam feitas de forma estratégica e saudável para todos os colaboradores e a empresa.
Como dissemos ao longo deste texto, o feedback se diferencia da crítica construtiva. O seu objetivo é corrigir as falhas no processo e aperfeiçoá-las futuramente. Neste caso, existem dois tipos: o positivo e o corretivo, chamado desta maneira para não ter uma conotação negativa.
Bom, vamos explicar as diferenças entre cada um deles:
Feedback positivo
Este tipo de feedback tem como objetivo incentivar que um determinado comportamento se repita. Basicamente, é quando alguém realize alguma atividade positiva. A intenção é estimulá-la para que essa ação se repita.
Essa atitude é uma troca extremamente positiva, tanto para a empresa quanto para o colaborador. O funcionário conseguirá saber que ele está no caminho certo na realização das suas atividades.
Já para a companhia, além do fato da comunicação interna ser melhorada, ela também conseguirá criar uma cultura de feedbacks, que serão importantes para a organização como um todo, ajudando a reforçar a marca, e conseguindo atrair e reter novos talentos.
Feedback corretivo
Já neste tipo de feedback, a intenção é corrigir aquilo que precisa ser corrigido. Da mesma forma que o positivo ele também é muito necessário, pois os comportamentos negativos afetarão o desempenho no ambiente de trabalho.
Esta situação, inevitavelmente, é delicada, e também, um desafio para os gestores. Afinal de contas, nenhuma pessoa gosta de ver alguém apontando os seus “erros”.
Por conta disso, é preciso ter sensibilidade na hora de conversar com o colaborador, de modo que não haja desgaste na relação entre as partes. O funcionário precisa entender o que está errado e se conscientizar que ele deve mudar de comportamento em prol de um bem maior.
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Além de tudo o que você já percebeu de positivo que um feedback pode ter, existem uma série de outros benefícios para a sua empresa, que poderá ter ótimos dados para melhorar os processos e crescer como um todo.
Entre eles, estão:
Como aplicar o feedback em sua empresa
Agora que você entendeu o que é o feedback, sua importância e benefícios, pode estar se perguntando: como eu posso aplicá-lo em minha empresa?
Antes de tudo, você deve saber que esta resposta deve ser realizada de forma estruturada, sempre com o foco estratégico, para que o plano de ação seja cumprido de acordo com os objetivos que foram traçados.
A conversa deve ser feita de forma objetiva e mais direta possível. Antes de fazer os apontamentos, elogie e valorize os acertos e pontos positivos. Com isso, você estará agindo de maneira humanizada e empática.
Outra possibilidade é dividir a conversa em duas partes, onde você possa avaliar o colaborador de acordo com seu papel no cumprimento das metas e depois, pontuar a necessidade de se capacitar profissionalmente.
Também é importante pontuar que os feedbacks devem ser feitos com base em situações que ocorreram, pois só assim eles terão o resultado esperado. Essas conversas devem sempre ocorrer individualmente, em espaços reservados, sem a presença de outros profissionais.
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Ao longo desta leitura, você conseguiu entender o que significa o feedback e como ele pode ser uma excelente ferramenta para o sucesso de uma empresa. Saber valorizar o colaborador de uma forma justa e humanizada é extremamente importante para que ele se motive a constantemente dar o seu melhor.
Saber fazer essa comunicação nem sempre é uma tarefa simples, por isso, é essencial que os gestores utilizem o senso de justiça, de modo que o feedback surta efeito e que o colaborador compreenda e se motive a melhorar o que precisa.
Todos esses pontos ajudam no desenvolvimento de uma cultura de gestão de pessoas, o que incentivará os funcionários a correr atrás dos resultados positivos. Ao fazer isso, a empresa só terá a ganhar.
O setor de RH tem um papel muito importante nesta cultura de feedback. Principalmente na hora de conscientizar os gestores que essa prática precisa ser colocada em prática constantemente, de forma que ela vire um hábito.
Os profissionais de Recursos Humanos também conseguirá fazer uma avaliação contínua dos colaboradores, criando técnicas para diminuir taxas de turnover e absenteísmo, que serão essenciais para o controle da jornada de trabalho.
Para isso, você também pode contar com o auxílio da tecnologia. A Dixi Ponto é especialista em soluções para a gestão da jornada de trabalho dos colaboradores.
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